Caros(as) Colegas,
A realização do 39º Congresso Brasileiro de Reumatologia (SBR 2022) em parceria com a Sociedade Brasileira de Reumatologia é motivo de imensa alegria e de orgulho para a Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul. Após dois anos de eventos online, sem convívio pessoal, o SBR 2022 será um marco para a reumatologia gaúcha e brasileira, enaltecendo a ciência e a cooperação científica internacional. Estarmos juntos, deixando o pior momento da pandemia para trás, evidencia o valor da ciência para evolução da humanidade e da vida em sociedade.
Com o suporte das sociedades gaúcha e brasileira, a comissão organizadora trabalhou intensamente para viabilizar o maior e mais relevante evento científico da SBR. O sucesso do SBR 2022 coroará a confiança daqueles apoiadores que se mantiveram firmes na adversidade e apostaram na pujança científica da reumatologia brasileira e em cada um dos profissionais que através da educação médica continuada procuram levar o melhor cuidado aos seus pacientes portadores de doenças reumáticas.
A comissão científica não descansou um segundo sequer até desenvolver um programa primoroso que acontecerá ao longo de quatro dias de discussões, apresentações de casos, mesas redondas e conferências debatendo os principais e mais atuais temas da nossa especialidade. Serão mais de 300 palestrantes nacionais, somados a renomados cientistas internacionais de países como Estados Unidos, Espanha, Holanda, Reino Unido, Nova Zelândia, Argentina, Uruguai, entre outros.
A felicidade que sentimos ao retornar à Gramado, cidade-símbolo do nosso Estado, é muito especial pela tradição dos gaúchos para a colaboração societária e científica com a reumatologia brasileira. Esta mesma cidade já foi sede do Congresso Internacional do Cone Sul e do Congresso do Jubileu de Ouro da Sociedade Brasileira de Reumatologia em 1999, bem como da 2 Jornadas Cone Sul de Reumatologia em 2014 e 2018. A Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul sediou outros 3 Congressos Brasileiros de Reumatologia, 1962, 1978 e 2010. A SRRS apresentou e elegeu cinco Presidentes da Sociedade Brasileira de Reumatologia: Antonio Ribeiro Messias (1962-1964); Aécio Soares Brito (1986-1988); João Carlos Tavares Brenol (1994-1996); Fernando Neubarth (2006-2008); e Ricardo Machado Xavier (2020-2022).
Em Gramado, a colonização alemã e italiana pode ser percebida na arquitetura, na gastronomia, nos costumes da nossa gente , o que nos permite sentir a hospitalidade gaúcha com uma atmosfera de bem-querer. A escolha da cidade para receber nossos colegas brasileiros e do exterior não poderia ser outra. Desejamos a todos um excelente congresso e que possamos desfrutar da ampla programação científica, dos atrativos da serra gaúcha e do convívio agradável que os laços de amizade proporcionam.

Claiton Viegas Brenol
Presidente da SRRS 2020-2022
Presidente do 39º Congresso Brasileiro de Reumatologia (SBR 2022)